N.º Sr.ª do Carmo

A festa religiosa de Nossa Senhora do Carmo comemora-se no fim-de-semana que segue o da Páscoa, no Domingo de Pentecostes. Neste dia, faz-se uma romaria à Capela, situada a cerca de 2 km da freguesia, onde é celebrada uma missa campal, sempre acompanhados de uma Banda Filarmónica.

Reza a lenda que, há muitos anos atrás, os cultivos da Aldeia Viçosa foram terrivelmente danificados por uma praga de gafanhotos. Em épocas de fome, adivinha-se que fosse um flagelo. Então, o povo terá feito uma promessa a Nossa Senhora em que organizaria todos os anos uma romagem ao local, se a praga desaparecesse. A Senhora cumpriu a sua parte e o povo ainda hoje cumpre a sua, neste dia festivo.

Porquê este local? 
Segundo algumas teorias, terão habitado nesse local, três monges em retiro numa ermida. Ter-se-á aproveitado o seu legado. Uma outra teoria diz que Nossa Senhora apareceu no local, havendo ainda o vestígio da lapa onde se presenciou a aparição. Não se sabe ao certo se as duas teorias se completam, se só uma delas está certa, ou se nenhuma delas. Apenas se sabe que assim reza a lenda…

As Merendas
É tradição desta festa que, após a missa campal, famílias e amigos se juntem para almoçarem nas áreas envolventes à capela, ao género de piquenique. São as merendas. Este aspeto típico surge do facto de que, antigamente, as pessoas tinham de jejuar para poderem comungarem. Como a missa era (e continua a ser) por volta do meio-dia, estava-se muito tempo sem comer. Então, as pessoas levavam as suas merendas para poderem satisfazer as necessidades do estômago. Assim continua a ser nos dias de hoje, mas mais por razões de convívio e de fazer cumprir a tradição.

Os cacetes
Durante muito tempo, a disputa pela Capela de N.ª Sr.ª do Carmo provocou algumas guerras entre o povo de Aldeia Viçosa e um vizinho. A vitória dos nossos antepassados é comemorada na segunda-feira seguinte ao dia de Páscoa, designando-se este dia como o dos Cacetes. Ainda hoje, algumas pessoas se deslocam à capela para festejar.

 

Luís Prata 2013

Uma preciosidade, um muitíssimo obrigado a quem colocou este vídeo no Youtube. Tivemos acesso a ele graças a uma partilha de Ricardo Pinto.

 

https://www.youtube.com/watch?v=wtcQLP6ZpcQ&feature=youtu.be

A frase do profeta Jeremias, do século VII-VI a. C., que diz: «Levar-vos-ei ao Carmo onde saboreareis os seus deliciosos frutos». É um dos textos bíblicos, que compõem o Antigo Testamento. A Bíblia, tal como nós hoje a conhecemos, é composta por textos Sagrados. Textos do antigo e do novo Testamento. A ligação de Deus com a humanidade. Os textos do Antigo Testamento são escritos por profetas, que compreendiam a vinda do Messias, de Jesus Cristo Nosso Salvador. O Novo Testamento é escrito depois da vinda do Messias, de Jesus Cristo Nosso Salvador, pelos Evangelistas: São João, S. Lucas, S. Mateus e S. Marcus.

Entende-se por Carmo: «Jardim de Deus», a «vinha de Deus». Após a reconquista de Jerusalém, na segunda metade do século XII, o Monte Carmelo, local sagrado, torna-se um ponto de peregrinação. É com S. Simão Stock, o Geral da Ordem dos Carmelitas, quando n'ano de Nosso Senhor Jesus Cristo 1251 aos XVI dias de julho, lhe aparece Nossa Senhora Virgem Maria e entrega-lhe o Escapulário do Carmo, para terem a sua proteção.

Em Lourdes, na França, a última aparição de Nossa Senhora a S. Bernardete, é no dia 16 de julho d'ano 1858 no dia de Nossa Senhora do Carmo. Neste momento relacionamos com as Aparições de Fátima. Afinal, paulatinamente, apareceu Nossa Senhora Virgem Maria a crianças, pastores/as. Tanto Santa Bernardete como os Santos Pastorinhos de Fátima, são pastores. Na última aparição, em Fátima, Nossa Senhora Virgem Maria aparece com o Escapulário do Carmo, e a Santa Irmã Lúcia de Jesus refere: «por fim lhes apareceu Nossa Senhora do Carmo a abençoar o mundo» e de seguida dá-se o Milagre do Sol.

Aqui, na nossa paróquia d'Aldeia Viçosa, um ermita está no princípio deste venerar a Nossa Senhora do Carmo. Aqui, do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, ao observarmos em redor o vale do Mondego é como um jardim, o jardim de Deus. Num período final de vida da Irmã Lúcia de Jesus, é no Convento do Carmelo de Coimbra que se recolhe.

"A messe é grande, Senhor".

Oração a Nossa Senhora do Carmo

Flos Carmeli,

vitis florigera,

splendor Coeli,

virgo puerpera

singularis.


Mater mitis

sed viri nescia

Carmelitis

esto propitia

Stella Maris.


Radix Iesse

germinans flosculum

nos ad esse

tecum in saeculum

patiaris.


Inter spinas

quae crescis lilium

serva puras

mentes fragilium

tutelaris.

 

Armatura

fortis pugnantium

furunt bella

tende praesidium

scapularis.


 

Per incerta

prudens consilium

per adversa

iuge solatium

largiaris.


Mater dulcis

Carmeli domina,

plebem tuam

reple laetitia

qua bearis.


Paradisi

clavis et ianua,

fac nos duci

quo, Mater, gloria

coronaris.

 

Amen

 

Texto de,

Dr. Diogo Valente Ribas

Aos XXIV dias do mês d’agosto d’ano de Nosso Senhor Jesus Cristo MMXXII

 

Galeria de Fotos: N.º Sr.ª do Carmo

/album/galeria-de-fotos%3a-n-%c2%ba-sr-%c2%aa-do-carmo/nossasenhoracarmo1-jpg/ /album/galeria-de-fotos%3a-n-%c2%ba-sr-%c2%aa-do-carmo/nossasenhoracarmo2-jpg/